Segredos de currículos que os recrutadores não contam
- Felipe Correa de Moraes
- 10 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Você está com seu currículo aberto aí? Dê uma revisada nele. Está usando verbos de ação? Suas descrições estão objetivas e diretas? Esses são conselhos que qualquer orientador de carreira poderá lhe dar. Mas agora queremos falar de coisas não tão obvias. Considere segredinhos que recrutadores compartilham somente entre si, e agora com você:
Pense em terços
Quando fizer seu currículo, divida-o em três partes e tenha especial atenção com o primeiro terço. Abra-o em um computador e também em um dispositivo móvel, observe que esse primeiro terço provavelmente é o que aparecerá primeiro. Assim, certifique-se que essa seção consiga prender a atenção dos recrutadores, através de um resumo bem escrito das qualificações e experiências importantes. Não cometa o erro disponibilizar somente seu nome e informações de contato além de outras informações pessoais que acabam assumindo toda essa seção.
Personalize e use palavras-chaves
Não crie um currículo padrão que será usada para todas as vagas. Em vez disso, personalize-o para cada trabalho que você entregar, adaptando as habilidades, realizações e responsabilidades de forma que sejam relacionadas com o trabalho. Use a descrição da vaga para obter pistas sobre o que incluir e o que deixar de fora. Além disso, utilize-se do máximo possível das palavras usadas nessa descrição, pois com a utilização de sistemas de rastreamento através de compatibilidade de palavras pré-determinadas, suas chances aumentarão muito se conseguir "falar a mesma língua".
Mostre seu crescimento
Prove para o recrutador que você é comprometido com a melhoria constante de processos, através da inclusão de uma categoria listando seus treinamentos, certificações, publicações e desenvolvimento profissional.
Lista de realizações, não lista de responsabilidades.
Os recrutadores estão menos interessados em seus deveres e mais em seus resultados. Então, ao invés de listar suas responsabilidades de trabalho em posições anteriores, liste o impacto que você causou através de: aumentos de produtividades, reduções de custos ou tempo de um processo ou a resolução de um problema que você tenha orgulho em compartilhar. Sempre que possível com porcentagens e tempos mensuráveis para ilustrar os exemplos.
Você conhece algum segredo que ajudou na recolocação profissional sua ou de um colega? Conte-nos aqui nos comentários.
Comments