Você precisa de um currículo em vídeo?
- Felipe Correa de Moraes
- 28 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

A todo o momento estamos procurando formas de nos destacarmos no mercado de trabalho, uma opção é o currículo em vídeo. Graças aos smartphones sites como YouTube e Vimeo, criar e compartilhar um currículo em vídeo nunca foi tão fácil.
A vantagem de um currículo em vídeo atraente é que os recrutadores obterão uma melhor percepção da pessoa do que um currículo tradicional de papel. Quando bem feito, ele pode mostrar sua personalidade e potencialmente se encaixar com o ambiente de trabalho de um empregador. No entanto, o currículo em vídeo pode também ser inconveniente quando mal executado, podendo prejudicar a percepção das habilidades e características pessoais e causando um efeito contrário. Outro ponto negativo é que algumas empresas nem sequer levam em conta esse tipo de divulgação, pois querem evitar receber queixas de discriminação.
Um currículo em vídeo não é pra todo mundo
Antes de fazer um currículo em vídeo e apertar o botão de upload, pense cuidadosamente se ele irá ajudar ou prejudicar suas chances de conseguir uma entrevista de emprego
Marketing, publicidade e relações públicas. Se você está almejando um trabalho que requer excelente habilidades de apresentação, um currículo em vídeo pode sim mostrar essa característica muito bem.
Falar em público. Quando a vaga que busca exige falar em público constantemente, por exemplo: áreas de vendas ou treinamentos, você pode usar o vídeo não só para falar de si mesmo, mas também para inserir outros pedaços de vídeos com você em ação.
Multimídia. Para os profissionais que criam conteúdo multimídia, um currículo em vídeo pode ser uma forma de demonstrar suas habilidades de edição e de inserção de objetos e conteúdos.
Televisão (YouTube). Os candidatos a emprego de repórteres, apresentadores de programas ou profissionais de cinema cada vez mais tem se utilizado de currículos em vídeo, muitas vezes com edição de outros programas que tenham participado, para conseguir novas oportunidades.
Quando ficar com o formato tradicional
Quando você é uma pessoa que não se sente confortável em frente às câmeras. Pessoas muito tímidas não devem utilizar o vídeo, pois o objetivo desse formato é mostrar aos empregadores a sua personalidade. Se você tende a ficar nervoso ou gaguejar logo que uma câmera é ligada, você obviamente não irá conseguir mostrar seu melhor potencial.
O empregador pede um currículo padrão. Algumas empresas criam processos de seleção bem específicos, por exemplo, exigem que os candidatos anexem cartas de apresentação em formulários online.
Quando um vídeo não irá ajudar a vender a si mesmo. Para muitas pessoas um currículo em vídeo simplesmente não irá agregar qualquer valor adicional. Se está buscando uma vaga para contador, por exemplo, os recrutadores provavelmente irão achar mais fácil e mais conveniente avalias suas experiências e habilidades no papel (no Word ou PDF, para ser mais exato)
Você prefere manter a privacidade. Mesmo que seja possível fazer o seu vídeo de modo privado, você ainda estará colocando detalhes pessoais na internet, e existe uma chance de seu currículo receber uma distribuição mais ampla do que você espera. Como sempre, tenha certeza de que o que você postar não será algo que irá se arrepender depois.
Você já usou um currículo em vídeo? Conte para nós se lhe trouxe uma vantagem no mercado ou se foi uma furada.
Comments