top of page
Buscar

Quais as coisas mais estranhas que candidatos fazem pra chamar atenção em entrevistas?

  • Victor Sato
  • 1 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Quando se trata de obter a atenção dos empregadores, ser um pouco diferente pode ser uma coisa boa. Repetindo: UM POUCO. A seguir quatro dicas sobre o que fazer e o que não fazer para se destacar do jeito certo.

Existem os “loucos normais” e também os "loucos demais". Quando se trata de obter a atenção dos empregadores, ser um pouco diferente pode ser uma coisa boa, mas com pouco se vai longe. Infelizmente alguns candidatos descobrem tarde demais.

Um novo estudo realizado com 1.078 empregadores, pela conceituada empresa norteamerica de gestão e desenvolvimento de carreiras: CareerBuilder, sobre esforços não usuais de candidatos à empregos para se destacarem, deixou claro que alguns deles não sabem como demonstrar um diferencial sem ser bizarro.

Quando perguntamos aos recurtadores sobre histórias cabeludas de candidatos eles não se contiveram. Estas foram as melhores das melhores (hum – ou piores das piores?). Você decide:

O candidato...

... descobriu onde o gerente de contratação estava jantando e pagou a conta.

... colocou fogo num canto do currículo para demonstrar um “desejo ardente” pelo emprego.

... solicitou a entrega de um bolo para o gerente com as palavras “Parabéns” [fulano] conseguiu o emprego”!

... atendeu o celular durante a sua entrevista dizendo que outra empresa estava ligando para discutir uma oferta de emprego.

... sentou no chão durante a entrevista e pediu ao entrevistador para tirar uma foto com o mascote da empresa.

... tentou impressionar o empregador contando a história da empresa, detalhe, se confundiu e inventou passagens que nunca existiram.

... tinha seu currículo embrulhado para presente.

... mostrou fotos de seus parentes trabalhando na empresa em anos anteriores.

... agiu como um apresentador de game show.

... trouxe um saco de pertences para dar apoio na entrevista e os mostrava assim que eram relevantes nas perguntas e respostas.

... mandou um cupom de refeição livre para o gerente.

... pediu a própria filha para ligar ao entrevistador para agradecê-lo antecipadamente por “ter dado a seu pai a vaga do emprego”.

Inteligência ou falta de bom senso?

Os empregadores forneceram uma gama variada de reações ao definir se as táticas incomuns dos candidatos foram efetivas. Todos concordam que os candidatos devem pensar em meios de se destacarem entre as centenas de outros que estão concorrendo à mesma posição. Mas, infelizmente, ser criativo nem sempre significa conseguir o emprego.

Como aconselha a diretora de recursos humanos da CareerBuilder, Rosemary Haefner: "candidatos são sábios quando focam mais em se certificar na demonstração de suas habilidades e experiências do que ao exibir sua tatuagem Eu amo a Empresa ABC".

“Embora estas táticas possam ter sucesso em impressionar gerentes, o que ultimamente determina se o candidato consegue o emprego é ter as habilidades e experiência necessárias que eles estão procurando”.

Então como fazer para se destacar e obter atenção real e positiva?

Haefner sugere a seguir o que fazer e não fazer para candidatos que esperam se destacar pelas razões certas:

Não confunda importunação com persistência. A maioria dos recrutadores não se importa – e até aprecia – um telefonema ou e-mail de acompanhamento, uma vez que indica entusiasmo e iniciativa. Mas, bombardeá-los com telefonemas ou e-mails, pode parecer desespero, irritar ou até mesmo assustar o gerente.

Conhecer seu público. O que seduz um entrevistador pode não seduzir outro. Você não pode sempre prever o que vai funcionar para uma empresa e não vai para outra. Apenas mantenha em mente, contudo, que uma empresa que não aprecia sua linha de pensamento pode não ser a melhor para você.

Não complique as coisas. Às vezes a abordagem mais simples é a melhor abordagem. Muitos dos recurtadores que nós entrevistamos foram surpreendidos quando um candidato enviou um bilhete escrito à mão.

Mantenha os olhos no prêmio. Não deixe sua abordagem criativa distraí-lo do que você realmente está tentando fazer: Vender suas habilidades e qualificações. Mesmo quando tentar uma abordagem incomum mantenha-a ligada às suas habilidades e ao porquê de você ser qualificado para o emprego.

Portanto, lembre-se: de gênio e de louco (não tão louco) todo mundo tem um pouco!

E você, conhece alguma história maluca que alguém fez para conseguir um emprego? Compartilhe conosco nos comentários ou mande-nos um e-mail.

Adaptação: Web Site CareerBuilder - http://www.careerbuilder.com/


 
 
 

コメント


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Obrigado pela ajuda... no momento em que comecei a divulgar meu novo currículo as entrevistas aumentaram... Já se passaram 5 meses que tenho tido aumento de visibilidade e em duas entrevistas fui aprovada. Obrigada novamente,

 

Ana Paula Corsa, Campinas/SP.

 

"Vocês fizeram meu currículo e cadastro nos sites de empregos... consegui duas entrevistas!"

 

Paulo Sergio, São Paulo/ SP.

bottom of page