O currículo de Leornardo da Vinci (1482)
- Felipe Correa de Moraes
- 19 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Você que acompanha o blog da Curriculando, já deve saber que nós sempre dizemos que um currículo e uma entrevista NUNCA são somente sobre você, não é? Pois bem, lá em 1482, o então - ainda não conhecido como gênio de múltiplos talentos - Leonardo da Vince no auge de seus 30 anos, nos deixou mais um presente fruto de sua inteligência acima da média: seu currículo, o qual foi entregue ao duque de Milão da época Ludovico il Moro. Veja abaixo e note como o mestre propositalmente destaca as habilidades que acreditava serem mais importantes na visão de seu possível empregador. De forma muito humilde e ao mesmo tempo profissional:
"Mais ilustríssimo lorde, Tendo agora considerado suficientemente os exemplares de todos aqueles que se proclamam peritos em inventar instrumentos de guerra, e que a invenção e operação dos referidos instrumentos não são nada diferentes dos de uso comum: Eu devo esforçar-me, sem prejuízo de qualquer outra pessoa, para explicar para Vossa Excelência, mostrando meus segredos para Vossa Senhoria, e depois oferecê-los ao seu prazer e aprovação para trabalhar com efeito em momentos oportunos em todas as coisas que, em parte, serão brevemente descritas a seguir.
1 . Eu faço uma espécie de ponte extremamente leve e forte, adaptada para ser mais facilmente transportada, e com a qual você pode perseguir, e em qualquer momento fugir do inimigo; e outras, seguras e indestrutíveis pelo fogo e por batalhas, fácil e conveniente para mover e colocá-las em posição. Também possuo métodos para queimar e destruir as pontes dos inimigos.
2 . Eu sei como, quando um lugar está sitiado, levar água para fora das trincheiras, e fazer uma variedade infinita de pontes, caminhos e escadas, e outras máquinas importantes para tais expedições.
3 . Se, por razão da força ou da elevação de sua posição, seja impossível seguir com o plano de bombardeamento, eu tenho métodos para destruir cada pedra ou outras fortalezas, mesmo elas tenham sido fundadas em uma rocha.
4 . Mais uma vez, Eu tenho diversos tipos de morteiros; mais conveniente e fácil de transportar ; e com esses eu posso atirar pequenas pedras quase semelhante a uma tempestade; e com a fumaça destes causar grande terror ao inimigo, para seu grande prejuízo e confusão.
5 . E se a luta tiver que ser no mar Eu tenho muitos tipos de máquinas mais eficientes de ataque e defesa; e navios que resistem ao ataque das maiores armas de fogo.
6 . Eu tenho meios, através de tortuosos e secretos caminhos, feitos sem ruído, para chegar ao local designado, mesmo que seja necessário passar debaixo de uma trincheira ou um rio.
7 . Eu posso fazer carruagens cobertas, seguras e inatacáveis, que, entrando em contato com o inimigo e sua artilharia, não haveria corpo de homens tão grandes que ela não pudesse quebrar. E por trás destas, a infantaria poderia seguir ilesa e sem qualquer impedimento.
8 . Em caso de necessidade Eu posso fazer grandes armas, morteiros e artilharia refinadas e úteis, diferentes dos tipos comuns.
9 . Quando a operação de bombardeio falhar, Eu poderia inventar catapultas, manganelas, trabucos, e outras máquinas de eficácia maravilhosa e não de uso comum. E, em breve, de acordo com a variedade dos casos, Eu posso inventar vários e intermináveis meios de ataque e defesa.
10 . Em tempos de paz Eu acredito que posso dar satisfação perfeita e igual a qualquer outro em arquitetura e composição de edifícios públicos e privados; e fazer com que a água seja transportada de um lugar para outro
11 . Eu posso realizar esculturas em mármore, bronze, ou barro, e Eu também posso fazer na pintura tudo o que pode ser feito, assim como qualquer outro, seja ele quem for.
Mais uma vez, o cavalo de bronze pode ser tomado na mão, o que irá revestir de glória imortal e eterna a honra da memória do príncipe seu pai e da ilustre casa de Sforza.
E se nenhuma das coisas acima citadas parecer impossível ou inviável de fazer, Eu estou mais do que pronto para fazer os testes em seu parque ou em qualquer lugar que possa agradar a Vossa Excelência - para quem eu me dirijo com toda a humildade possível, etc."
da Vince, é claro, conseguiu o trabalho e prestou serviços para Milão por dezesseis anos, até 1449, quando as tropas francesas de Luis XII dominaram a cidade e o duque - e empregador de Leonardo - foi deposto.
A Curriculando acredita que com um currículo desse Sr. Leonardo conseguiria emprego até hoje, só precisando de nossa ajuda para deixar o layout mais atual. :) E você, o que achou do currículo do pintor da Última Ceia? Deixe sua opinião nos comentários.

Comentarios