É assim que você ganha uma entrevista (parte 2/2)
- Felipe Correa de Moraes
- 20 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Após ter se esforçado para criar um currículo matador, como ter certeza de que sua imagem pessoal não irá contradizer tudo quando entrar pela porta da empresa para uma entrevista?
Na semana passada, falamos em como contar sua história profissional de uma forma que conquiste a atenção do recrutador. Agora vamos entender como sua marca pessoal entra em jogo.
Steve Martin disse uma vez: "Seja tão bom que eles não consigam ignorá-lo". Agora, como mostrar isso para os executivos e não passar despercebido na entrevista?
Seja valioso
Uma marca pessoal forte ajuda você a sinalizar seu valor único para o mundo. De acordo com Willian Arruda, o Guru do desenvolvimento de marcas pessoais, estes são os benefícios de se possuir uma marca pessoal bem construída:
Compreender-se melhor
Diferenciar-se da multidão
Aumenta sua visibilidade e presença
Causa boa impressão onde passa
Consegue escolher melhor clientes e parceiros que se identificam com você
Aumenta seus ganhos financeiros
Expande-se para novas áreas de negócios
Prospera mesmo quando a economia entra em recessão
Aumenta sua autoconfiança
Atinge suas metas e objetivos pessoais e profissionais
Lembre-se: quanto maior a percepção de seu valor, mais você se torna irresistível. Então vale a pena colocar tempo e esforço para desenvolver sua própria marca pessoal. Com certeza lhe dará vantagem em se tratando de impulsionar sua carreira.
Seja inesquecível
Procure amarrar sua entrevista com a apresentação de imagens. Somos bombardeados com 5 vezes mais informações do que há 30 anos, e uma vez que conseguimos processar imagens 60.000 vezes mais rápido que textos, faz sentido que você consiga usar gráficos, infográficos, tabelas ou qualquer outra forma de visualização de dados que apele para essa facilidade do cérebro humano.
Qual sua cor?

Pesquisas mostram que as pessoas decidem se gostam ou não de uma logomarca nos primeiros 90 segundo de contato, e cerca de 62-90% dessa avaliação é baseada apenas nas cores.
Isso mostra como as cores são uma força poderosa em nossas vidas. Estudos da psicologia das cores indicam que elas influenciam na forma como pensamos e agimos, e todos nós temos as preferidas que regem nossas personalidades. Exatamente como nas logomarcas, a cor também cria um impacto poderoso em nossas marcas pessois.
Resumindo, o visual, o pessoal, as cores não só trabalham juntas para dar ao seu público-alvo a experiência total da marca, como subliminarmente comunicam seu valor e personalidade através de conteúdo , aparência, estilo e desing.
Vale a pena se aprofundar nos seguinte tópicos para aprender a criar a melhor marca pessoal possível:
Linguagem corporal - 9 dicas de linguagem corporal para alavancar sua carreira (Revista Galileu)
Psicologia das cores - A psicologia das cores no marketing e no dia-a-dia (Viver de Blog)
Moda (executiva) - 3 forma de vestir para entrevistas (WikiHow)
Como falar em público - 10 dicas para falar bem em público (jornal O Globo)
Marketing pessoal - Dicas profissionais
Esse é um mix de habilidades de carreira que levará você de apagado a alguém com brilho especial e irresistível.
Sabe de alguma dica que ficou de fora? Diga nos comentários.
Commentaires