top of page
Buscar

É assim que um currículo vira uma entrevista (Parte 1 de 2)

  • Felipe Correa de Moraes
  • 13 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Businessman with Arms Folded

Executivos em geral são muito ocupados. Quando estão envolvidos em processos de contratação e entrevista, que normalmente são tarefas adicionais em suas rotinas, o tempo é mais escasso ainda. Então como ter certeza que seu currículo fará com que esse executivo preste atenção no seu currículo e marque uma entrevista?

Antes de tudo é preciso pensar na estratégia que combine o conteúdo com elementos visuais que irão capturar a atenção do leitor, pois isso será a diferença entre receber uma ligação ou ser passado pra trás.

Nessa primeira parte, iremos mostrar como a narrativa de sua carreira irá te levar lá.

Conte sua história

Independente do que irá contar como plano de fundo, tenha certeza de colocar todos os pontos relevantes que o empregador procura em um currículo. Em primeiro lugar, sem dúvida, deve aparecer os sucessos que obteve em seu passado, sempre que possível com dados mensuráveis, isso é: tempo, dinheiro, porcentagem e etc. relacionando-os de alguma forma com as prioridades de seu empregador potencial.

Lembre-se que toda oportunidade de emprego é no fundo a empresa dizendo que precisa de alguém para resolver algum problema. Então, ao invés de fornecer uma lista de habilidades genéricas, que recrutador já estará esperando pois o próprio RH deve ter mencionado ao anunciar a vaga para o mercado, procure escrever um histórico profissional que especifique como você lidou com problemas similares. Mostre como você conseguiu resultados no passado e que está apto para fazer no futuro. Esses resultados terão maior impacto se você mencionar:

  • Desenvolvimento / crescimento dos negócios e aumento do faturamento

  • Economizou tempo e dinheiro

  • Simplificou um processo ou solucionou um problema em particular.

  • Ajudou a empresa a se tornar mais competitiva

  • Melhorou a imagem e ou a comunicação com clientes

  • Atraiu novos clientes e manteve os existentes

  • Construiu relacionamentos / alianças e a imagem da empresa, tanto internamente quanto externamente, por exemplo: clientes, fornecedores, comunidade em geral.

Tenha certeza de destacar suas habilidades relevantes, experiências na área, histórico profissional e a grande quantidade de palavras-chaves (jargões técnicos) que irão despertar o interesse, sem sobrecarregar o leitor.

Pra finalizar, exagerar na narrativa é um erro comum em currículos. Faça sua escrita clara, concisa e relevante. Currículos com "textão" ganham rapidamente uma viagem para a pilha do "não li e não lerei".

Apimente um pouco

Um pouco de criatividade na formatação do currículo, na fonte e nas cores trazem um impacto mais imediato para o conteúdo. Mas cuidado, seja ponderado quanto a isso. Lembre-se de conectar-se com seu público-alvo: uma área mais sóbria permite menos inventividades do que áreas mais ligadas as artes ou design. Mantenha em mente que o que importa no final é o que está escrito, e você não deve sacrificar o conteúdo em prol de exageros que desviem a atenção.

Isso significa manter as coisas simples, limpas e direto ao ponto. Essa é a maneira mais fácil para agarrar a atenção do seu leitor.

Você não tem que tornar as coisas complicadas, e sim usar princípios básicos de organização de escrita, como por exemplo: chamadas e títulos, listas, enumeração de itens, ponto chaves e etc., saiba também que alguns espaços em branco deixam um visual mais atraente. As combinações desses princípios fazem a ponte entre atrair o leitor e levá-lo para leitura mais aprofundada. Lembre-se de considerar que seu currículo poderá ser aberto em smartphones ou tablets, que possuem telas pequenas. Em caso de dúvidas, lembre-se, ao escrever currículos, quanto mais objetivo melhor.

Acompanhe o Curriculando na semana que vem para saber sobre a parte 2, quando falarei sobre desenvolvimento de marca pessoal, autoconfiança, aumentar sua visibilidade e muito mais.

 
 
 

Commentaires


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Obrigado pela ajuda... no momento em que comecei a divulgar meu novo currículo as entrevistas aumentaram... Já se passaram 5 meses que tenho tido aumento de visibilidade e em duas entrevistas fui aprovada. Obrigada novamente,

 

Ana Paula Corsa, Campinas/SP.

 

"Vocês fizeram meu currículo e cadastro nos sites de empregos... consegui duas entrevistas!"

 

Paulo Sergio, São Paulo/ SP.

bottom of page